Subprodutos/coprodutos do agronegocio se tornam indispensáveis na alimentação animal

Busca por diversidade de oferta, redução de custos e ganhos nutricionais impulsionam procura da pecuária, suinocultura e avicultura por outras fontes além dos tradicionais milho e farelo de soja

Alimentação gado
Logo Agro2Business nutrição animal

NUTRIÇÃO ANIMAL

Um conjunto qualificado de subprodutos/coprodutos do agronegócio, provenientes de sobras e resíduos da atividade agrícola, vêm ganhando terreno como alimentos alternativos para nutrição animal em substituição ou complemento a itens mais tradicionais como milho ou farelo de soja.

Exemplos são farelo de girassol, volumoso/silagem de sorgo ou milheto, caroço de algodão, polpa cítrica, pena de frango, bagaço de cana, casca de arroz e de café, sebo bovino, farinha de carne e ossos, resíduos de cervejarias, graxa suína, couro de peixe, DDG do milho, entre tantos outros.

Este cenário ganha força, por exemplo, especialmente na pecuária, com o início do período seco. Nesta época do ano, de pouca chuva e temperaturas mais amenas, a preocupação do pecuarista com a alimentação do rebanho aumenta, já que o crescimento da pastagem é mais lento e a qualidade do pasto é menor.

Questões ambientais, oferta volátil, bem como oscilação nos preços dos grãos de cereais, tradicionalmente mais utilizados para alimentação animal, também são outros fatores que abrem espaço para o uso cada vez maior de outros subprodutos/coprodutos nas pecuárias de corte e leite, assim como na avicultura e suinocultura.

De acordo com a Embrapa, quando existem mais opções de ingredientes, aumentam-se as chances de atender as exigências nutricionais de rebanhos e plantéis, com a obtenção de respostas positivas no ganho de peso. Confira alguns subprodutos/coprodutos e/ou fontes alternativas para alimentação animal:

Sorgo
Milheto
Resíduo Úmido de Cervejaria
Polpa Cítrica
Casca de Soja
Farelo de Amendoin
Raspa e Farelo de Mandioca
Farelo de Trigo
Caroço de Algodão
Grãos de Aveia Branca

Confira nossos últimos anúncios


whatsapp logo