produtividade do canavial

Sistema radicular impacta na longevidade e produtividade do canavial

Administrador - 21/9/20

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, realizou, em parceria com o Grupo IDEA, o Webinar Solo Vivo e a Produtividade Canavieira.O evento contou com a participação dos especialistas do setor: Fernando Andreote, professor na Esalq/USP, Saulo Quassi de Castro, engenheiro agrônomo na AgroQuatro-S, Dorotéia Ferreira, gerente da Fertiláqua e Dib Nunes, do Grupo IDEA.


Foram abordados temas relacionados à vida no solo e ao sistema radicular, diretamente ligados à produtividade do canavial, com foco nas relações entre a microbiologia do solo, o sistema radicular e a presença de matéria orgânica.   

 

*O marketplace Agro2Business.com é a plataforma digital especializada na comercialização de subprodutos gerados na cadeia produtiva da cana-de-açúcar
 
A cultura da cana-de-açúcar utiliza diversas práticas no dia a dia que impactam diretamente na biologia dos solos, como o preparo inadequado da terra, a intensificação na mecanização, a baixa adoção de rotação de culturas e o aumento do uso de defensivos químicos. Essas práticas realizadas há anos levou a cultura a um cenário com perdas significativas de produtividade, impactando também na longevidade do canavial.
  

Bagaço da cana para alimentação animal  

 

Diante disso, o setor tem buscado caminhos para mitigar esses problemas, melhorar a absorção de água, nutrientes e aumentar a resistência da planta à adversidades, com o objetivo de aumentar o patamar atual de produtividade.
 
*Se a sua atividade agropecuária gera resíduos e subprodutos amplie o seu canal de comercialização com a Agro2Business.com e monetize melhor suas vendas.
 
Segundo Andreote, o sistema radicular é resposta para todas as questões. “Estamos olhando mais para a parte abaixo do solo e isso tem mudado a forma de entender agricultura. 90% dos problemas sob o solo não sabemos ainda como resolver. O grande desafio está aí”, comenta.Com um sistema radicular mais profundo, a planta tem acesso a maior quantidade de água e nutrientes, auxiliando em seu crescimento, e no momento do corte, a cana se torna menos suscetível ao arranquio, o que minimizará o número de falhas no canavial, tornando-o mais produtivo, inclusive nos cortes subsequentes.
  

Setor sucroenergético e pecuária juntos 

 

Além das partes física e química, a biologia do solo também tem sido tema de discussão entre produtores, departamentos técnicos das usinas e comunidade científica. Para um solo fértil e um ambiente equilibrado, esses três fatores devem receber os mesmos cuidados e atenção.  
 
*Se o seu negócio utiliza como matérias-primas resíduos e subprodutos de origem agropecuária encontre na Agro2Business.com uma ampla oferta de itens e fornecedores confiáveis para o seu negócio.
 
Para de Castro, a relação solo-planta é importante na busca pelo incremento da produtividade. “Tudo começa no sistema de plantio. É preciso diminuir o pisoteio para o solo “ficar vivo” na linha da cana. A sistematização e o uso de agricultura de precisão são muito importantes. Um canavial bem plantado, bem conduzido e sistematizado, não vai ter pisoteio e irá refletir na colheita. Preservar a linha da cana mantém a microbiota ativa”, explica.
 
*Você sabia?! Na Agro2business.com você também pode vender o seu produto agro de qualquer segmento!
 
 
Sobre a Agro2Business
 
Saiba mais sobre nutrição animal clicando aqui .


Fazer Comentário